Fica muito mais gostoso do que o comprado, é mais suave e por isso pode ser usado substituindo o leite de vaca no café ou café solúvel, ou misturar ele com cacau puro para fazer um achocolatado saudável.
2 cocos secos (aqueles “peludos” por fora)
Água mineral ou filtrada
Para abrir os cocos:
Com a ponta de uma faca ou o abridor de vinhos, fure uma das três partes que aparecem na parte lisa (a que for mais mole), tire a água de dentro passando-a por um coador e reserve (pode já colocar no copo do liquidificador).
Coloque os cocos no forno por uns 20 minutos a 200 graus C.
Embrulhe em uma toalha de cozinha e bata em cima de uma superfície dura até o coco se abrir e soltar a parte branca.
Para fazer o leite:
Coloque a parte branca dos cocos junto com a água de coco previamente reservada no copo do liquidificador. Acrescente água morna ou quente até cobrir todo o coco. Liquidifique até ficar um leite homogêneo e partes do coco bem pequeninhas.
Coe o leite e conserve em geladeira, para consumir em até 3 dias (pode congelar uma parte caso não for consumir antes disso).
Aproveitando o resto do coco:
Os restos do coco que parecem coco ralado são na verdade fibra do coco (já quase não tem gosto) e podem ser aproveitados em pães caseiros. Essa farinha pode ser secada numa panela, mexendo até perder a umidade. Pode também ser congelada até poder utilizar.